Em um anúncio oficial realizado na noite desta terça-feira (05), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou Fernando Diniz como o novo treinador da Seleção Brasileira Masculina. Assim, o treinador assumirá o comando da equipe a partir dos jogos das eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2026, com início em setembro deste ano.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, expressou sua satisfação com a nomeação de Diniz. De acordo com o presidente, o processo de escolha foi cauteloso e respeitou todas as etapas necessárias. Nesse sentido, em uma conversa entre a entidade e o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, ficou assegurado que o trabalho atual do clube não seria interrompido.
Rodrigues elogiou a visão de Diniz sobre o futebol e afirmou que ele faz parte de uma nova e promissora geração de treinadores brasileiros. “Acompanho a carreira de Fernando Diniz desde o início e acredito que ele tem muito a contribuir para o estilo de jogo em todas as categorias”, declarou o presidente da CBF.
A princípio Diniz será o comandante da Amarelinha durante o período de um ano. Nesse interim, a federação fará a devida avaliação do trabalho do treinador afim de definir quaisquer possibilidades quanto a permanência na função.
Emocionado com a oportunidade, Diniz falou sobre o orgulho de assumir a função. “É um sonho que estou realizando ao estar ao lado de grandes jogadores, alguns destes atletas foram meus jogadores quando mais jovens, como Bruno Guimarães e Antony“, pontuou.
O novo técnico também destacou que buscará incentivar a criatividade dos jogadores. Além disso, afirmou que se dedicará a contribuir para o futebol brasileiro da melhor forma possível.
Carlo Ancelotti
Vale lembrar que um ano equivale ao tempo de contrato de Carlo Ancelotti para com o Real Madrid. O técnico italiano é claramente o principal nome definido pela entidade máxima do futebol brasileiro para ocupar a função.
Todavia, em virtude do contrato vigente, Ancelotti só deverá estar disponível para os planos da CBF a partir de 2024. Nos bastidores, a informação é de que há um acordo informal com o técnico dos merengues. Assim haveria a possibilidade de um pré-contrato ser firmado a partir de janeiro do próximo ano.
Apresentação do novo técnico
Na tarde desta quarta-feira (05), a partir das 15h00 (horário de Brasília), a CBF apresentará oficialmente em coletiva o novo comandante. A estreia do novo treinador da Seleção Brasileira ocorrerá em 4 de setembro deste ano. Na ocasião, o Brasil enfrentará a Bolívia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Além disso, nessa data FIFA ocorrerá ainda a disputa contra o Peru, no dia 12 de setembro.